sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A HISTORIA DA TECELAGEM

O que vem a ser técnica e tecnologia? Que relação há entre a técnica e a tecnologia? Juntas, podemos considera-las uma ciência? Quando história da humanidade está ligada evolução da técnica? Em que momento o homem passa a desenvolver uma habilidade técnica?
A evolução da humanidade está diretamente ligada ao uso e desenvolvimento de técnicas. No começo, o homem primitivo teve a idéia de vestir-se com peles de animais, quando então aprendeu a costurá-las utilizando tendões, peles de animais ou a própria pele. No dia em que as pesadas peles foram substituídas por materiais feitos com fios muito apertados e entrecruzados, estava inventado o tecido.
A evolução da técnica da produção de tecidos liga-se fundamentalmente à evolução das sociedades, pois com o passar do tempo, surgem civilizações mais desenvolvidas, novas técnicas e materiais para a construção de vestimentas e ligado a isso, surgem novas funções para o uso delas.

Uma das mais antigas formas de trabalho é a fiação e a tecelagem, mas as melhorias na tecnologia possibilitaram grandes combinações de recursos físicos e humanos e levaram o sistema fabril a substituir o sistema doméstico de produção.
Desde que a humanidade começou a melhorar seus métodos de tecer panos, houve avanços na tecnologia, arte e ciência aplicada à confecção e uso de ferramentas e equipamentos.

A tecelagem manual teve início no período neolítico, desenvolvendo-se ao redor do mundo, primeiramente no oriente com os chineses, indus, egípcios.
No Brasil algumas nações indígenas conheciam e praticavam a tecelagem. Trabalhavam com algodão, trançados de palha, penas de pássaros, etc. Já os colonos usavam o algodão e a lã, confeccionando tecidos rústicos(roupas, mantas). Com a proibição da confecção têxtil no Brasil em 1785, a tecelagem brasileira sobrevive nas regiões mais afastadas do país. O sul do Estado de Minas Gerais conservou essa tradição, transformando-se, atualmente, em um dos mais importantes polos têxteis, exportando tapeçarias confeccionadas em tear de pedal, usando tingimento natural dos fios (tintas vegetais).
No século XIX a Inglaterra inventa o tear mecânico a vapor e a produção industrial em larga escala. A partir daí, a tecelagem manual passou a ser artística, exceto o Oriente, onde continua a confecção tradicional (tapetes persas, etc).


2 comentários: